Jump to content
Sign in to follow this  
aerdelta777

Esquadrão Poker é o campeão do Torneio da Aviação de Caça 2007

Recommended Posts

"O Esquadrão Poker (1º/10º GAV), de Santa Maria (RS), é o novo campeão do Torneio da Aviação de Caça (TAC), uma tradicional competição operacional e esportiva que envolve todas as Unidades Aéreas de Caça da Força Aérea Brasileira (FAB). A disputa deste ano aconteceu na Base Aérea de Florianópolis, no período de 29 de setembro a 4 de outubro. O vencedor opera aeronaves A-1 e atua em missões de caça e de reconhecimento.

 

O Esquadrão Joker (2º/5º GAV), que emprega aeronaves A-29 Super Tucano na formação de pilotos de caça em Natal (RN), ficou com a segunda colocação, seguido de perto pelo 1º Grupo de Aviação de Caça (GAVCA), Esquadrões Jambock e Pif-Paf (F-5M).

 

Nesse tipo de torneio, as Unidades Aéreas são inseridas num cenário fictício de conflito para que executem missões de ataque ao solo e navegação à baixa altura. Todos os passos dos participantes são avaliados, do planejamento à execução, e fica com o título a Unidade Aérea que mais pontua em todas as modalidades da competição.

 

O título inédito para o Esquadrão Poker foi obtido com um planejamento especial de treinamento para as modalidades esportivas, além de um preparo psicológico específico, segundo o comandante da unidade, Tenente-Coronel João Luiz Ribeiro. "Frisamos muito que eles [pilotos] deveriam vir aqui e fazer o que fazem na nossa unidade", explicou, ao lembrar oportunidades perdidas em anos anteriores.

 

Na escolha dos pilotos, valeu a experiência. As duas equipes do Poker, juntas, somam mais de 5.500 horas de vôo. No Torneio da Aviação de Reconhecimento (TAREC), a unidade já havia ficado com a segunda colocação, atrás do Esquadrão Guardião (2º/6º GAV).

 

No encerramento do torneio, ontem (4/9), o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, destacou a importância desse tipo de competição para o aprimoramento das Unidades Aéreas de Caça. "A realização do TAC tem por objetivo promover a integração entre os órgãos de planejamento, de apoio e de execução", afirmou. "A FAB ganha com a elevada demonstração de garra dos Esquadrões."

 

Ao longo de seis dias, a presença de 33 aeronaves de caça em Florianópolis voltou as atenções da região para a Base Aérea de Florianópolis, de onde partiam os aviões para os alvos localizados no interior do Estado, no município de Urubici (SC). Nas missões da competição aérea, realizada nos dias 1º e 2 de outubro, os Esquadrões lançaram bombas de treinamento contra simulacros de lançador de mísseis e de radar."

 

LINK:http://www.fab.mil.br/imprensa/Noticias/20...ut/0510_tac.htm

 

Fonte:http://www.fab.mil.br

 

Foto do torneio:

1.jpg

Fonte:SCS - TAC

 

http://www.fab.mil.br

Edited by aerdelta777

Share this post


Link to post
Share on other sites

Interessante esse resultado, o esquadrão Poker opera aeronaves A-1... o que será que ocorreu com os F-5M do GAvCa e do Pampa?! pelo que entendi o GAvCa ficou em terceiro e o Joker com os A-29 Super Tucano em segundo lugar, e o Pampa que foi o primeiro esquadrão a receber os F-5 modernizados nem apareceu entre os 3 primeiros colocados... que estranho. :dntknw:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Que isso, loucura total xD

e olha que o AMX não é tão manobravel assim...

acho que ataques ao solo devem ter contado mais.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use, Privacy Policy, and We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue..