Jump to content
Sign in to follow this  
Piloto

Já na Guerra Fria os Sovieticos testaram UCAV´s...

Recommended Posts

fantome.jpg

fantome%2002.jpg

fantome%2003.jpg

 

Nos finais da década de 80, mais concretamente a 4 de Julho de 1989, ocorreu um dos mais insólitos, senão mesmo bizarros, episódios da longa lista de incidentes entre a NATO e o Pacto de Varsóvia.

 

Depois da ejecção do respectivo piloto, um Mig-23 soviético baseado na Polónia continua o seu voo, atravessando todo o território da então R.D.A. e penetrando em espaço aéreo da NATO.

 

Já de sobreaviso por informação directa dos controladores aéreos inimigos, uma parelha de F-15 de Bittburg interceptou o acéfalo agressor, confirmando os insólitos dados recebidos. Aquilatada a inofensividade da aeronave, sem piloto e sem armamento, os pilotos dos F-15 optaram por não abater o aparelho, com receio de provocar a sua queda em zonas habitadas e confiando que a sua rota o levaria a desaparecer no mar.

 

Tal no entanto não viria a acontecer, e o Mig viria mesmo a despenhar-se na Bélgica, já sem combustível, depois de ter sobrevoado cinco países (Polónia, RDA, RFA, Holanda e Bélgica) , tirando a vida ao único ocupante da casa onde embateu.

 

O Mig-23 foi um avião de qualidades dúbias, e este episódio quase caricato (não fosse o facto de ter morrido uma pessoa e poder-se-ia mesmo atribuir-lhe esse adjectivo) foi o canto do cisne de uma aeronave decadente, à semelhança do regime que no dia 9 de Novembro desse mesmo ano conheceria o princípio do fim com a queda do Muro de Berlim.

 

 

 

Não tivesse morrido uma pessoa, diria q era uma barrigada de riso.... :biggrin:

Share this post


Link to post
Share on other sites

hehhe

um amigo meu da BAF tinha me contado sobre essa historia, mas sem fotos!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use, Privacy Policy, and We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue..