Jump to content
Sign in to follow this  
Silverbolt

VF-1

Recommended Posts


Silver! O MiG-29K nem pensar, os equipamentos do São Paulo teriam que ser todos modificados.

O Rafale pode até ser, mas eu gostaria muito de ver os F/A-18C no convés do A-12, os EUA tem um monte deles estocado no deserto, poderiam vender pra Marinha a um preço camarada. :biggrin:

Share this post


Link to post
Share on other sites

se o 29K decolasse com 70% de combustivel, 1 par de R-77 e 1 par de R-73, já tava mais que bão ^^

o problema ia ser catapultar eles

Share this post


Link to post
Share on other sites
Silver! O MiG-29K nem pensar, os equipamentos do São Paulo teriam que ser todos modificados.

O Rafale pode até ser, mas eu gostaria muito de ver os F/A-18C no convés do A-12, os EUA tem um monte deles estocado no deserto, poderiam vender pra Marinha a um preço camarada. :biggrin:

Nem pensar.

 

Os F/A-18 americanos que estão no deserto estão muito surrados, são usados num lugar corrosível (mar), com operações bruscas (pousos e decolagens em porta-aviões) e passaram por todas as guerras imaginaveis (Libia 1986, Golfo Pérsico 1991, Iraq no Fly-Zone 1991-99, Bosnia 1995, Ioguslávia 1999, Afeganistão 2001 e finalmente Iraque 2003-hoje).

 

Uma boa opção são os F/A-18A canadenses, o CF-18, recém modernizados (num padrão muito alto, perto do C, as vezes até o superando), nunca foram usados em porta-aviões e estão em excelente estado, sendo que alguns estão estocados e possivelmente esperando comprador.

 

Quanto a operar no São Paulo, acho que não há problemas, os franceses estudaram o uso do F/A-18 na decada de 90 no Foch (o nosso Sampa) e consideram possível, desde que calibrasse as catapultas, os cabos de pouso e os refletores (http://frenchnavy.free.fr/projects/hornet/hornet.htm). Sai um pouco caro, mas é bem melhor que os A-4KU.

 

800px-Canadian_CF-18.jpg

Share this post


Link to post
Share on other sites
Nem pensar.

 

Os F/A-18 americanos que estão no deserto estão muito surrados, são usados num lugar corrosível (mar), com operações bruscas (pousos e decolagens em porta-aviões) e passaram por todas as guerras imaginaveis (Libia 1986, Golfo Pérsico 1991, Iraq no Fly-Zone 1991-99, Bosnia 1995, Ioguslávia 1999, Afeganistão 2001 e finalmente Iraque 2003-hoje).

 

Uma boa opção são os F/A-18A canadenses, o CF-18, recém modernizados (num padrão muito alto, perto do C, as vezes até o superando), nunca foram usados em porta-aviões e estão em excelente estado, sendo que alguns estão estocados e possivelmente esperando comprador.

 

Quanto a operar no São Paulo, acho que não há problemas, os franceses estudaram o uso do F/A-18 na decada de 90 no Foch (o nosso Sampa) e consideram possível, desde que calibrasse as catapultas, os cabos de pouso e os refletores (http://frenchnavy.free.fr/projects/hornet/hornet.htm). Sai um pouco caro, mas é bem melhor que os A-4KU.

 

os CF-188 não são "navalizados" se não me engano ele é 1,8 ton mais leve que os Hornets C/D, por causa do trem de pouso e do gancho de parada.

Share this post


Link to post
Share on other sites
os CF-188 não são "navalizados" se não me engano ele é 1,8 ton mais leve que os Hornets C/D, por causa do trem de pouso e do gancho de parada.

Está errado. São totalmente navalisados, como qualquer outro F/A-18 do planeta, e prontos para uso em porta-aviões.

Share this post


Link to post
Share on other sites
Está errado. São totalmente navalisados, como qualquer outro F/A-18 do planeta, e prontos para uso em porta-aviões.

mas como explicar a diferença de 1,5 ton de um CF-188 pra um F-18C?

Share this post


Link to post
Share on other sites
mas como explicar a diferença de 1,5 ton de um CF-188 pra um F-18C?

 

 

É a falsa canopy debaixo da verdadeira! :rofl:

 

Bolovo, o q voce disse é um disparate...os Australianos n usam sistemas de acoplagem nem aterrisagem de porta-avioes nos seus hornets...dai a diferença de peso q o Silver fala.

 

Eu acredita q os Cf sejam iguais.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/F/A-18

Edited by Piloto

Share this post


Link to post
Share on other sites
mas como explicar a diferença de 1,5 ton de um CF-188 pra um F-18C?

Porque o CF-18 é baseado no F/A-18A/B que por sua vez é exatamente mais leve que o F/A-18C/D.

 

Meu filho, a MB está de olho nesses bichos faz tempo. Moro em São José dos Campos, conheço uma penca de pilotos de Ensaios de Vôo, que já voaram nos F/A-18 americanos, australianos, espanhóis e canadenses, garanto a você que são identicos.

 

A versão terrestre do F/A-18, o F-17L Cobra, nunca foi colocado em operação. O Canada e a Australia em 1982 decidiram não esperar tanto e foram direto para o F/A-18A/B, iguais os da USN. Quanto ao equipamentos navais, estão todos lá, só que não usam. Igual quando os nossos A-4 da Marinha eram da Força Aérea Real do Kuwait, usavam em terra, mas ainda assim tinham todos os sistemas de operação marinha.

 

Ou então me explica como os CF-18 tem asas dobraveis, hook, trem de pouso identico as versões americanas e tal... :good:

Share this post


Link to post
Share on other sites
* (A)F/A-18B: Two-seat training version for the Royal Australian Air Force.

 

"F/A-18A" was the original company designation, designations of "AF-18A" & "ATF-18A" have also been applied. Assembled in Australia (excluding the first two (A)F/A-18Bs) by Aero-Space Technologies of Australia (ASTA) from 1985 through to 1990, from kits produced by McDonnell Douglas with increasing local content in the later aircraft. Originally the most notable differences between an Australian (A)F/A-18A/B and a US F/A-18A/B were the lack of a catapult attachment, replacement of the carrier tailhook for a lighter "land" arresting hook, and the replacement of the automatic carrier landing system with an Instrument Landing System. Australian Hornets have been involved in a number of major upgrade programs. This program called HUG (Hornet Upgrade) has had a few evolutions over the years. The first was to give Australian Hornets F/A-18C model avionics. The second and current upgrade program (HUG 2.2) updates the fleet's avionics even further.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Oi Piloto!

Bolovo tem razão, todos os F-18 saem de fabrica com todos os sistemas de operação embarcada. Alguns países como a Espanha removeram peças por que não vão usar mesmo. :wink:

Share this post


Link to post
Share on other sites

os CF-188 parece que não houve nenhuma alteração..(sim eles foram modernizados).

os Australianos que pimparam o F-18

Share this post


Link to post
Share on other sites
Oi Piloto!

Bolovo tem razão, todos os F-18 saem de fabrica com todos os sistemas de operação embarcada. Alguns países como a Espanha removeram peças por que não vão usar mesmo. :wink:

Os EF-18 espanhóis são identicos aos americanos, tanto que eles compraram mais alguns F/A-18A/B ex-USN a uns tempos atrás. Digo isso com certeza pois eu tenho um colega da FAB que voou os Hornet do Ejecito del Air (é um dos cursos estrangeiros possíveis no Ensaios em Vôo de São José).

Share this post


Link to post
Share on other sites
Oi Piloto!

Bolovo tem razão, todos os F-18 saem de fabrica com todos os sistemas de operação embarcada. Alguns países como a Espanha removeram peças por que não vão usar mesmo. :wink:

 

 

Sim, mas n foi isso q eu disse. Eu disse q tanto os Australianos como pelos vistos os Espanhois, n usam os sistemas de trem/gancho/etc... dos F/A-18 americanos porque os removem mal eles saem da fábrica, o q por acaso até nem é o caso dos CF-18 q mantem muitos dos sistemas navalizados :wink:

Generalizar isso é q é um disparate, pois esta mais q visto q n têm todos as mesmas caracteristicas (neste caso os Autralianos e os Espanhois)

 

CF-18 design changes

 

The most visible difference between a CF-18 and a US F-18 is the 600,000 candela night identification light. This spotlight is mounted in the gun loading door on the port side of the aircraft. Some CF-18s have the light temporarily removed, but the window is always in place. Also, the underside of the CF-18 features a painted "dummy canopy". This is intended to disorient and confuse an enemy in air-to-air combat.

 

Many features that made the F/A-18 suitable for naval carrier operations were also retained by the Canadian Forces, such as the robust landing gear, the arrestor hook, and wing-folding mechanisms, which proved useful when operating the fighters from smaller airfields such as those found in the Arctic.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Concordo! :yes:

Algumas modificações foram feitas no CF-18, uma delas bem visível é o holofote na lateral direita. O que não tem diferença entre eles é a possibilidade de operar embarcado. Por isso a vantagem da Marinha do Brasil comprar os F-18 da Austrália, Espanha, Canadá ou Suíça, é que não foram usados em porta aviões.

A estrutura esta mais conservada, alem de serem hoje muito superiores aos A-4BR.

Mas, a Marinha estuda a possibilidade de modernizar os A-4, dando-lhes a capacidade de usar bombas inteligentes e mísseis BVR. A mesma modernização que será feita nos AMX. :biggrin:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
Sign in to follow this  

×

Important Information

By using this site, you agree to our Terms of Use, Privacy Policy, and We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue..